domingo, 31 de agosto de 2008
Criação, gestão e valor da marca
Serão apresentados os valores necessários para criar e gerenciar marcas de valor. As questões a serem abordadas são:
O que gera valor das marcas?
Como se cria e gerencia este valor?
Serão apresentados cases sobre o tema.
As inscrições são gratuitas.
Informações e inscrições: (11) 36627449 ou pos.palestras@faap.br
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Mercedes-Benz abre inscrições em Comunicação e Marketing para o Programa de Estágios 2009
Para se inscrever o estudante deve estar cursando, em 2009, o penúltimo ou o último ano da graduação em nível superior.
Há vagas para universitários de diversas áreas, inclusive Comunicação Social e Marketing.
Os candidatos devem ter nível intermediário do idioma inglês, sendo desejável conhecimento de alemão e espanhol.
No total são cerca de 120 vagas disponíveis para atuação nas unidades da empresa em São Bernardo do Campo (SP) e Campinas (SP), com início previsto para janeiro de 2009.
Entre os benefícios, o estagiário contará com bolsa-auxílio, assistência médica, seguro em grupo contra acidentes pessoais, alimentação e transporte.
Os interessados têm até 21/9 para cadastrar-se por meio do site www.mercedes-benz.com.br/carreira.
Fonte: JCC
Jornalismo online entre 9 e 11 de setembro no Itaú Cultural em SP
Fonte: Blue Bus
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
A sábia arte de ouvir
A sábia arte de ouvir
Cristina Souto
Saber ouvir é o fator mais importante para o sucesso da comunicação em uma empresa. Com o crescente nível de exigência dos consumidores, as companhias de grande, médio e pequeno portes têm investido nos serviços de atendimento ao cliente. O nome pode variar: Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), Call Center, Contact Center, entre outros. Embora tenha muitas opções de atendimento, o cliente nem sempre obtém aquilo que deseja e, muitas vezes, é levado a procurar o Procon ou alguma outra entidade regulamentadora, afetando negativamente um dos maiores bens de uma empresa: a marca.
A ouvidoria é um recurso cada vez mais utilizado pelas empresas para reduzir essa perda de imagem, com a vantagem de ser mais uma instância recursal dentro da companhia, permitindo que a questão seja analisada sob um novo olhar. “As empresas já compreenderam a necessidade de oferecer uma instância de recurso dentro da própria organização como a ouvidoria. A ouvidoria, além de reduzir a perda de imagem, evita que a questão seja transformada em litígio. É uma grande vantagem, pois as empresas não imaginam o quanto podem economizar com custas judiciais”, ressalta Alexandre Diogo, presidente do Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Consumidor (IBRC).
Para Diogo, o grande problema do mercado, hoje, é evitar a discrepância entre o que é divulgado pela empresa na pré e na pós-venda. “A comunicação externa é muito importante porque se o cliente perceber que a empresa fez uma promessa e vendeu outro produto ou serviço, e que isso fez parte de uma estratégia de marketing, ele procura o concorrente”, acrescenta Alexandre.
POR UMA RELAÇÃO MAIS HUMANA
Atualmente, pode-se observar que, aos poucos, as empresas brasileiras estão se adequando à nova tendência e investindo em relacionamentos mais estreitos com o público. “Muitas delas ainda não entenderam que os problemas podem, na maioria dos casos, serem contornados com uma simples conversa. Embora disponibilizem muitos canais virtuais, o contato humano é fundamental”, ressalta Gustavo Gomes de Matos, jornalista com pós-graduação em administração e recursos humanos pela PUC-Rio e especialização em economia pela UFRJ.
Segundo ele, a mudança só é possível com a comunicação eficiente e a transparência nas relações, para evitar distorções na imagem da companhia. “Vale lembrar que a sociedade está cada vez mais consciente das novas metas das empresas, da necessidade de mudar a atitude e de adotar uma postura mais ética. É isso que o consumidor atual espera de uma grande empresa”, aponta o jornalista.
Hill & Knowlton abre vagas para de supervisor e assessor de contas
Para supervisor, a agência exige formação em jornalismo ou RP há, no mínimo, quatro anos, inglês fluente, experiência internacional e boa redação. Pós-graduação é desejável.
Para assessor de contas, a contratante requer formação em jornalismo ou RP, experiência de no mínimo dois anos e inglês fluente.
Os currículos podem ser encaminhados para imprensa@hillandknowlton.com
Fonte: JCC
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Um pouco da história do press release no Brasil
Clique aqui e leia o texto completo.
Fonte: Webinsider
Fundação Xuxa Meneghel seleciona gerente de comunicação
Os candidatos devem ter formação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, Publicidade ou RP.
São requisitos ainda experiência em Marketing Corporativo e Comunicação Institucional e sensibilidade para lidar com o Terceiro Setor e causas sociais, além de inglês fluente.
Currículos para secretaria@fundacaoxuxameneghel.org.br
Fonte: Jornal da Comunicação Corporativa
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
São Paulo recebe seminário de Propriedade Intelectual
O encontro, que é realizado pela Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), pretende propor uma reflexão sobre o papel da inovação no desenvolvimento sócio-econômico do País.
O seminário será realizado no Hotel WTC, na capital paulista. Outras informações podem ser obtidas no próprio hotsite do evento.
Fonte: Meio & Mensagem
Seminário "Comércio Varejista e Sustentabilidade"
Seminário "Comércio Varejista e Sustentabilidade"
Dias 04 e 05 de setembro na Fecomercio, São Paulo
Clique aqui e veja a programação completa.
Inscrições gratuitas por e-mail [lgmkantovitz@fecomercio.com.br] ou por telefone 3254-1748.
terça-feira, 19 de agosto de 2008
SP e PR - Seja um profissional legal
Prezado profissional,
O Conrerp 2ª Região finalizou a primeira fase da sondagem que pretendeu, por meio de uma consulta direta ao mercado, conhecer a realidade do campo profissional de Relações Públicas. Quando concluída, esta sondagem será de suma importância para toda a categoria profissional e, portanto, para este Conselho, pois permitirá conhecer afinal qual a amplitude real de atividade dos profissionais de relações públicas no mercado de comunicação atualmente, diluindo suposições pessimistas constantemente divulgadas pela mídia. Também a partir desta campanha, o Conrerp 2ª região pretende aproximar-se mais dos relações públicas paulistas e paranaenses, uma vez que terá melhor conhecimento de onde estão atuando, e saber quais suas expectativas e demandas em relação ao Conrerp – quando poderá então agir adequadamente.
A sondagem foi iniciada no mês de maio, quando solicitamos às agências registradas neste Regional que nos informassem quantos e quem eram seus profissionais de Relações Públicas – colaboradores diretos e/ou prestadores de serviços.
Ao final da primeira fase desta pesquisa detectamos que, por alguma razão que desconhecemos – mesmo tratando-se de agências já regularmente registradas no Conrerp -, ainda há profissionais que não são registrados no Conselho.Como nossa intenção é ter os profissionais ao nosso lado, somando forças com o Conrerp, lançamos a campanha "Profissional Legal", que tem o intuito de facilitar a entrada destes profissionais no Conselho, oferecendo condições especiais de quitação das taxas obrigatórias, dentro do que permite a legislação.
A campanha "Profissional Legal" vai até o dia 31 de agosto, período em que os profissionais de Relações Públicas que exercem suas atividades na 2ª região (São Paulo/Paraná) poderão efetuar seus registros profissionais da seguinte forma:
Taxas:
Taxa do Registro Definitivo: R$ 75,00
Primeira via da Carteira de Identidade Profissional: R$ 15,00
Prazo para pagamento: À vista
Anuidade
Definitivo proporcional ao mês de Agosto: R$120,00
Provisório proporcional ao mês de Agosto: R$60,00
Prazo normal para pagamento: À vista.
Prazo promocional para pagamento: 30 DIAS.
Lembramos que as condições acima são promocionais e válidas apenas para registros solicitados até o dia 31 de agosto, período em que esperamos poder contar com a sua preciosa colaboração na divulgação desta oportunidade a todos os seus colegas de profissão.
O Conrerp também se coloca inteiramente à disposição para consultas sobre condições de parcelamento de valores e anuidades pendentes.
Para mais informações contate-nos:
Telefones: (11) 3872-4020 ou 0800-167-853
Email: deborah@conrerp2.org.br, aos cuidados de Deborah Roque
Ou ainda pelo canal "Fale Conosco", no www.conrerp2.org.br
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Fundação Tide Setubal - Coordenador de Comunicação
Perfil do Cargo
Será o responsável pela coordenação da área de Comunicação da Fundação Tide Setubal, tendo como atribuições a gestão de informações estratégicas, comunicação interna e a implementação de estratégias de comunicação junto aos públicos diretos atendidos ou do interesse dos projetos da Fundação e a organizações parceiras, dos três setores – público, privado e terceiro setor.
Responsabilidades
* Responsabilizar-se pela elaboração, implementação e acompanhamento do plano de comunicação da Fundação;
* Gerenciar o conteúdo do site da organização;
* Gerenciar o planejamento e acompanhamento das ações de comunicação, respondendo pela negociação com fornecedores, especialmente com a empresa de assessoria de imprensa responsável pelo relacionamento da Fundação Tide Setubal com a mídia;
* Gerenciar o cronograma de trabalho, desenvolver relatórios e fazer avaliação das atividades, bem como elaborar e monitorar o orçamento da área de Comunicação;
* Gerenciar a exposição da imagem da Fundação Tide Setubal.
Requisitos
* Formação na área de comunicação, com conhecimento profissional e experiência em comunicação institucional, preferencialmente em organizações do terceiro setor;
* Conhecimento, experiência e interesse pela área social, especialmente no campo do investimento social privado;
* Capacidade e experiência de gestão de equipe multidisciplinar e atividades com naturezas diversas (supervisão e apoio, acompanhamento direto de atividades, formação;
mobilização, sistematização de atividades);
* Domínio de ferramentas básicas de informática (Word, Excel, Power Point).
Carga Horária e Salário
* Período integral (40 horas semanais), com disponibilidade para deslocamentos semanais a São Miguel Paulista, Zona Leste da cidade de São Paulo;
* Salário compatível com a função.
Os currículos devem ser enviados para fundacao@ftas.org.br.
Fonte: GIFE, postado em 18 de agosto de 2008.
Digital Age 2.0
domingo, 17 de agosto de 2008
Comunica 08 - Senac
Recomendo acompanhar Michel Lent e Marcelo Tas - dica óbvia para alguns, é verdade ;)
sábado, 16 de agosto de 2008
Pesquisa conclui: nos EUA, comprador da Internet é mais verde
Enquete realizada com os internautas norte-americanos avaliou que clientes de sites de e-commerce têm grandes preocupações ambientais
Não se sabe se fora do mundo virtual ele é efetivamente um consumidor mais consciente, mas o que se acaba de descobrir é que 83% dos compradores on-line estão muito propensos a escolher produtos que respeitem mais o meio ambiente, em suas compras pela internet. A boa notícia vem dos Estados Unidos, por meio de uma recente pesquisa feita pela Performics DoubleClick, uma empresa estadunidense de marketing na Internet. Segundo o levantamento, não só os internautas estão mais propensos, senão quase a metade (49%) deles procura ativamente por uma alternativa ambientalmente mais correta para suas compras on-line. Isso inclui também a disposição de pagar, no mínimo, 5% a mais por isso. A pesquisa foi divulgada no mês passado e se baseou em consulta a mil compradores on-line nos Estados Unidos. A Performics DoubleClick espera que o resultado da pesquisa sirva como estímulo para que as empresas da web invistam mais em sustentabilidade e se lembrem de apresentar seus atributos verdes nas próximas campanhas publicitárias.
No Brasil, ainda não foram mapeadas as preferências ambientais do comprador on-line, apesar desse grupo não parar de crescer. O aumento se deve à expansão do acesso à Internet, bem como a atratividade exercida no internauta pela comodidade, agilidade e economia representadas pelo e-commerce. De acordo com levantamento da e-bit, site de informações sobre comércio eletrônico, patrocinador institucional do Akatu, só no primeiro trimestre de 2008, o comércio eletrônico brasileiro obteve um faturamento de R$ 1,84 bilhão, que representou um crescimento de 49% nas vendas em relação ao ano passado.
Existem hoje, no Brasil, um pouco mais de 10 milhões de pessoas que já fizeram compras pela internet. Esses números ainda são muito distantes do que ocorre nos Estados Unidos, onde mais de 100 milhões de pessoas compram regularmente pelo canal. Segundo Gastão Matos – consultor da camara-e.net para Comitê de Varejo on Line – o comércio eletrônico brasileiro deverá ter a movimentação recorde de R$ 10 bilhões em 2008, enquanto nos Estados Unidos, a movimentação do canal no mesmo período, deve chegar a US$ 200 bilhões. Por outro lado, o Brasil está crescendo à expressiva taxa de 50% ao ano, enquanto nos Estados Unidos, as taxas de crescimento estão entre 10 e 15% ao ano.
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Educação para a sustentabilidade
David estará na FGV, dia 20 de agosto, para palestrar sobre Educação pra a Sustentabilidade.
20 de agosto de 2008, das19h às 21h
Endereço: Avenida Nove de Julho, 2029 - Auditório da FGV-EAESP
A palestra será em inglês e não haverá tradução simultânea.
Inscrições gratuitas. Clique aqui e confirme sua presença.
Mais informações sobre o evento, clique na imagem.
Fonte: GVCES - Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-SP
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Eurofarma - Estágio em Comunicação Corporativa
Boa comunicação oral e escrita, agilidade, flexibilidade, relacionamento interpessoal, capacidade em lidar com pressão, interesse em aprender.
Cursando 3º ou 4º ano de Comunicação Social.
Sobre a vaga:
Benefícios: AM, AO, cesta básica, auxílio farmácia, VT ou estacionamento, academia, creche, espaço mulher, restaurante.
Clique aqui para candidatar-se.
Fonte: Rede RP
Anúncio da Shell foi proibido, não era tão 'verde' quanto parecia
Clique na imagem e veja o anúncio.
Fonte: Blue Bus e Brand Republic
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Tendências globais nos relatórios de sustentabilidade
Os melhores documentos, segundo portal especializado, são os que conseguem destacar, com equilíbrio, as informações mais relevantes para uma análise da evolução das práticas.
A cada ano, os relatórios de sustentabilidade adquirem maior importância na comunicação das empresas, contribuindo para gerar credibilidade entre os públicos de interesse a partir da divulgação dos compromissos e das práticas de responsabilidade social das empresas. Esta é uma das conclusões extraídas de dois estudos recentemente divulgados pela CorporateRegister.com, um portal fundado em 1998, que promove a adoção de relatórios corporativos sustentáveis, disponibilizando gratuitamente aos usuários mais de 16.000 documentos.
No Global Winners & Reporting Trends (Vencedores Globais e Tendências em Relatórios), o portal avaliou os melhores relatórios publicados em 2007, destacando os mais bem elaborados e indicando as perspectivas para o futuro. Números do estudo não deixam nenhuma dúvida quanto à evolução do interesse pela divulgação de dados intangíveis nos negócios. Em 1992, foram publicados apenas 27 relatórios de sustentabilidade. Em 2007, as empresas produziram 2.500 documentos, em resposta a uma valorização, por parte do mercado, do report do chamado triple bottom line, o equilíbrio entre os resultados econômico-financeiros, os ambientais e os sociais.
Além de premiar os melhores, o Global Winners & Reporting Trends apontou algumas tendências claras nos relatórios avaliados. Em sua análise, nos últimos 15 anos, houve uma evolução importante nos conteúdos desses documentos, que pode ser atribuída a vários fatores, entre os quais a ascensão do uso das versões G2 e G3 do Global Reporting Initiative (GRI). Essas diretrizes não só auxiliam na identificação de questões potenciais como facilitam a localização e a comparação de dados. Dos 2.500 relatórios elaborados em 2007, 32% seguiram os padrões GRI. A mesma tendência está se manifestando no Brasil. “Precisamos estabelecer um novo nível de diálogo com o mundo, de uma forma mais transparente. As diretrizes representam um ótimo instrumento para isso devido ao seu reconhecimento mundial”, reforça Gláucia Térreo, coordenadora das atividades do GRI no Brasil.
Apesar de a publicação de relatórios corporativos estar em fase inicial na América do Sul, a região apresenta a maior taxa de relatórios baseados nas diretrizes do GRI. “Até arrisco a dizer que os números brasileiros influenciam essa conclusão. Aqui, temos uma quantidade bem expressiva de relatórios, o que credito ao histórico de atuação de diversas ONGs. Há um caminho aberto de conscientização e de conhecimento técnico”, afirma Gláucia.
Outra tendência apontada pelo estudo é a ascensão dos relatórios online, que oferecem um acesso mais eficaz e consistente a documentos com grande volume de dados. No entanto, os documentos impressos ainda são os mais usuais: apenas 14% das empresas disponibilizaram uma versão para a internet no último ano.
Clique aqui e acesse a matéria completa, publicada no Envolverde.
70% das grandes empresas nao protegem seus nomes no Twitter
fonte: Blue Blus
Cultura como formação e Cultura como espetáculo
fonte: e-mail FAAP.
Produção cultural: os bastidores
Assista à palestra de lançamento da obra, em que o autor aborda questões como o campo de trabalho dos produtores, o impacto da legislação de incentivos fiscais sobre as bilheterias e a fidelização de público.
O Avesso da Cena com Romulo Avelar
quinta, 14 agosto, das 19h às 21h.
Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149 - Paraíso
informações: 011.2168-1700
fonte: Itaú Cultural
terça-feira, 12 de agosto de 2008
O valor do amanhã
Eduardo Giannetti, autor do livro “O valor do amanhã” fala sobre tecnologia, consumo e sustentabilidade.
1º Encontro Eco de Sustentabilidade em SP
1º Encontro Grupo Eco de Sustentabilidade
Tema: como alinhar a sustentabilidade à gestão de comunicação, marketing e eventos;
Data: 21 de agosto de 2008;
Horário: 14h00 às 20h00;
Local: Amcham (Câmara Americana de Comércio) - Rua da Paz, 1431, São Paulo;
Público-alvo: profissionais de empresas que atuam nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade social, marketing, comunicação, gestão de projetos, recursos humanos e suprimentos, entre outras;
Investimento: gratuito;
Realização/ organização: Amcham;
Apoio institucional: Instituto Ethos.
fonte: newsletter Instituto Ethos.
Clique aqui e faça sua inscrição.
O sucesso na gestão de mudança organizacional
Clique aqui e leia o artigo completo, publicado no Webinsider, por Francisco Rodrigues Gomes.
UOL anuncia que tem nova ombudsman
fonte: Blue Bus
Os bens intangíveis e as fronteiras da economia
Por Corinto Meffe, no Webinsider. Clique aqui e leia o artigo completo.
Ibramerc lança rede social
O intuito é que a rede se torna referência na discussão de temas emergentes, oportunidades profissionais e networking. Nela, os usuários terão acesso a ferramentas de interação para trocarem informações, e experiências, reunirem contatos e publicar cursos e eventos, por exemplo.
fonte: Meio&Mensagem
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Banco do Brasil lança revista
11/08/2008 - 14:45
A agência de comunicação por conteúdo Selulloid lança nesta semana a revista customizada do Banco do Brasil, que se chamará bb.com.você. Na semana passada a empresa criou um núcleo de inovação para estratégias de branded content, batizado de Selulloid AG/LAB. O núcleo funcionará como um laboratório focado em pesquisas tecnológicas, com o intuito de produzir conteúdos em plataformas ainda pouco exploradas.
fonte: Meio&Mensagem
Rhodia anuncia vagas para estudantes de comunicação em programa de estágios 2009
Os candidatos devem estar cursando o penúltimo ou último ano da faculdade em 2009, ter inglês em nível intermediário/avançado e conhecimentos de informática.
Os selecionados irão estagiar nas unidades da empresa em Paulínia, Santo André e São Bernardo do Campo e escritórios centrais na capital paulista, a partir de janeiro.
Os estagiários poderão cumprir carga horária de quatro a oito horas por dia, dependendo da disponibilidade e da necessidade de cada área da empresa.
Um estudante do último ano que estagiar por oito horas recebe remuneração mensal de R$ 1.315,00.
A Rhodia oferece ainda vale refeição ou restaurante, seguro de vida, assistência médica e odontológica.
As inscrições devem ser feitas até o dia 31/8 no www.rhodia.com.br
fonte: Jornal da Comunicação Corporativa