Inscrições gratuitas
Organização: Abracom
Para mais informações, clique na imagem

comunicação e relações públicas
Por Fred Pacheco
Quanto menos uma empresa ouve seus públicos, mais distante da afeição e da decisão de compra se torna.
O blog e outras ferramentas da chamada Web 2.0 aproximam os stakeholders (os públicos interessados na empresa), criando um ambiente de troca de opiniões, colaboração e inteligência.
As pessoas gostam de ser ouvidas e sentir que sua opinião tem relevância, por isso ouvi-las vale ouro para uma empresa que saiba aproveitar as informações do blog para sua área de inteligência.
Para as pequenas e médias empresas o blog pode ser ainda mais relevante, como única fonte em organizações sem verbas de pesquisas e estudos externos. Bem trabalhado e integrado em um sistema de dados do marketing da empresa, será valioso no planejamento e medição de resultados.
A satisfação ou não em relação à empresa é recorrente nas conversas informais de funcionários e clientes.
Embora algumas empresas receiem abrir um espaço democrático onde, em tese, se arriscariam a receber comentários negativos, eles serão feitos de qualquer forma em outros lugares. Então que os possíveis comentários negativos cheguem em um canal onde se possa analisar os resultados, observar, aprender e até responder às críticas.
Jonathan Schwartz, CEO da Sun, lembra que “a função de qualquer líder é comunicar e pelos blogs ele pode interagir com imediatismo e autenticidade”.
O aprendizado pelo blog deve ser aproveitado na inteligência da empresa e pode trazer insumos sobre tendências de forma imediata e barata. Pelo blog é possível antecipar movimentos, necessidades e opiniões dos consumidores. A comunicação também pode ser avaliada e refinada, testando diversas formas, medindo a reação, as respostas, a viralização e a geração de buzzword.
Levitt e Dubner dizem que “saber o quê e como medir faz o mundo parecer menos complicado”.
Alguns exemplos de dados relevantes que podem ser medidos em blogs na maioria das empresas, dentre muitos outros:
Informa e esclarece
Por outro lado, a inteligência deve atentar-se sobre quais temas oferecer no blog. É importante saber quais conteúdos os stakeholders desejam, oferecendo informações de forma simples e direta. Se não estiver atenta a estas expectativas, os públicos buscarão informações em outras fontes fora de seu controle, podendo ter acesso a dados distorcidos e conclusões equivocadas.
Um exemplo ocorreu na reestruturação da Starbucks. Os clientes estavam apreensivos com o futuro da empresa, que não utilizou nenhum canal aberto para amenizar os ânimos. O resultado foi a criação de um blog não-oficial nos EUA – o Starbucks Gossip, onde clientes especulavam sobre o fato. Para contornar, o presidente Howard Schultz começou a publicar um post por semana em blog oficial, reduzindo a insegurança de seus públicos e gerando resultados até sobre as ações da empresa na Bolsa de Valores.
No Brasil, a construtora Tecnisa utiliza esse ciclo, com um blog corporativo desde 2006. A inteligência da organização observou que um momento crítico no relacionamento com compradores de imóveis na planta era a dissonância cognitiva durante a espera da entrega. Para mantê-los informados do andamento das obras, a empresa publica informações e fotos no seu blog e incentiva a participação dos clientes, na troca de opiniões e idéias, para observar as principais inseguranças.
Pelos argumentos expostos, fica clara a importância do blog corporativo. Não só para a eficiência da comunicação da empresa com seus públicos, como também para o fortalecimento do negócio da organização. Além de ser uma ferramenta de baixo custo, pode em muitos casos tornar-se uma aliada estratégica ao fornecer dados relevantes para a área de inteligência, desde que suportado por uma boa ferramenta de webanalytics. Portanto, aproveite e não deixe que eles parem de falar sobre você!
Fonte: Webinsider
Director of Public Policy and Government Affairs, Latin America - Sao Paulo
This position is based in Sao Paulo, Brazil.
The area: Public Policy
The Global Public Policy Team is a close-knit group that develops, advises on and advocates in favor of public policy positions for the benefit of Google, its users and the internet as a whole. We strive to do our work in a way that is thoughtful, innovative and effective, always keeping in mind the company's commitment to making information universally accessible and useful. The policies we promote make the realization of this mission possible - a free and open Internet where communication and innovation can thrive and our users' welfare is protected. Our team works at the international, federal, state, and local levels - actively engaging with government officials, policymakers, non-governmental organizations, academics, trade groups and others - to shape legislation, influence dialogue, and build a network of friends and supporters. Within the company, we work closely with the Corporate Communications and Product teams as well as with our Legal team colleagues.
As the Director of Public Policy and Government Affairs, Latin America, based in Sao Paulo, you will be responsible for Google's public policy leadership across the Latin American region. You will work to advocate Google's public policy positions, to promote a free and open Internet and to advance the goals and values of the company. Key issues will include privacy and data protection, content regulation, intellectual property (including copyright, patent and trademark), cybercrime, communications and media policy, and the regulation of Internet networks and technologies.
Responsibilities:
Requirements: